A Youth Charter é uma instituição de caridade registrada no Reino Unido e uma organização não-governamental credenciada pela ONU, lançada em 1993 como parte da candidatura olímpica de Manchester 2000 e dos Jogos da Commonwealth de 2002.
A Youth Charter faz campanhas e promove o papel e o valor do esporte, das artes e da atividade cultural na vida dos jovens de comunidades desfavorecidas nacional e internacionalmente.
Especificamente, a Youth Charter aborda questões ligadas à educação, desigualdade na saúde, comportamento anti-social e efeitos do crime, drogas, atividade relacionada a gangues e racismo, aplicando a ética da excelência esportiva e artística. Estes podem, então, prover benefícios sociais e econômicos de cidadania, direitos, responsabilidades, com melhor educação, saúde, ordem social e civil, meio ambiente e vocação, treinamento, emprego e empreendimento. A chave para a abordagem da Youth Charter é fornecer capacidade, liderança e autoconfiança para alcançar os jovens e suas comunidades. Apoiada por mais de 250 Embaixadores do Esporte e modelos sociais de alto perfil, a Youth Charter é pioneira em novas abordagens para enfrentar o problema cada vez mais sério de comportamento anti-social entre os jovens socialmente excluídos e agora unirá esforços com o Words Heal the World para enfrentar extremismo no espaço online – um problema que afeta os jovens em todo o mundo, já que eles são o principal alvo de grupos extremistas.
Nas semanas seguintes, o Words Heal the World começará a selecionar estudantes da University of East London para se juntarem ao grupo de estudantes da Universidade de Westminster no desenvolvimento de mensagens para desafiar o ódio na internet. Além de estar disponível no site do Words Heal, o conteúdo produzido por estudantes da Universidade de East London também será exibido no dia 18 de julho durante a celebração do Dia de Mandela.